A Toxina Botulínica, mais conhecida por Botox, é uma prática bastante comum no tratamento de rugas de expressão, bem como na transpiração excessiva das axilas, mãos área palmar e pés área plantar. É dos procedimentos mais realizados no Mundo,
À medida que o tempo passa, a atividade normal dos músculos faciais, acaba por dar origem às rugas, as chamadas rugas de expressão, e as zonas mais afetadas são o frontal, mais conhecida por testa, orbicular dos olhos, os chamados pés de galinha.
A infiltração da substancia ativa, toxina botulínica A, interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura, e por isso, as linhas de expressão ficam mais suavizadas, ao mesmo tempo que relaxa as fibras musculares, viabiliza o alivio das rugas de expressão marcantes.
Após a aplicação, sente-se o inicio da sua ação, entre o terceiro e o quinto dia, ficando as linhas de expressão praticamente invisíveis, com uma duração que permanece até 6 meses, podendo aumentar com a regularidade das aplicações.
Após este período, pode ser aplicada novamente.
Por vezes, existe a dúvida quanto à opção, se pelo Botox ou pelo Ácido Hialurónico. Cada um deles tem funções diferentes. O Ácido Hialurónico é essencialmente para preenchimento, volume, já o Botox é aplicado para produzir uma imobilização dos músculos dinâmicos, aquele grupo que, quando contraem evidenciam as rugas.
Também é uma solução eficaz para quem sofre de hiperidrose axilar, palmar e plantar, a produção excessiva de suor nestas áreas.
O tratamento da hiperidrose é gradual, após a sua aplicação a pessoa percebe a redução de suor, e em 5 dias os benefícios são sentidos na sua totalidade
As grávidas e a fase de amamentação são fatores de exclusão.