A Hipnose Clínica é definida como um estado de consciência durante o qual o indivíduo experiencia o aumento da atenção focalizada e a redução da sensibilidade ao ambiente periférico, facilitando a capacidade de resposta à sugestão.
Durante a consulta, o profissional de saúde sugere mudanças nas sensações, perceções, pensamentos ou comportamento do paciente, maximizando o seu potencial para a mudança. No estado de hipnose é possível aceder ao inconsciente de uma forma natural e eficaz, permitindo libertar potencialidades, mudar os hábitos e comportamentos indesejados e encontrar soluções para os problemas e preocupações. A maioria das sugestões hipnóticas incluem sensações de bem-estar, relaxamento e calma.
O transe hipnótico não oferece riscos ao paciente. É um processo psicofisiológico natural tal como o sono, o estado de vigília, o estado meditativo ou o “sonhar acordado”.
A hipnose clínica deve ser praticada, em bom rigor, apenas por profissionais da saúde devidamente credenciados, por exemplo, psicólogos. A terapia conduzida por um profissional habilitado e capacitado resulta num tratamento seguro e eficaz, devolvendo-lhe autonomia e ferramentas preciosas para lidar com os desafios.