PSICOLOGIA CLINICA

PSICOLOGIA CLINICA

A psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento humano.
A palavra vem do grego antigo “Psyque” que significa “alma” e “logia”, que significa “estudo de”. A psicologia conquistou o seu espaço na ciência, no final do século XIX e desde então vem evoluindo cada vez mais.

O comportamento e experiências vividas pelo homem e observadas pelos filósofos, eram entendidas como manifestações da alma. Ou seja, esse estudo permite avaliar e explicar o comportamento e as experiências humanas, possibilitando assim a elaboração de teorias para a sua compreensão.
Os seus principais objetivos são descrever, explicar, prever e mudar.


A consulta de Psicologia Clinica na Modelin é apoiada ainda por:
Psicoterapia em EMDR;
Psicoterapia de Brainspotting;
Terapia de Barras Access “Consciousness”

Breve definição de cada uma delas:

Psicoterapia em EMDR

A Psicoterapia EMDR foi descoberta nos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro (Estados Unidos). EMDR é a sigla que, no inglês, significa “Eye Movement Desensitization and Reprocessing”, ou seja, a “Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares”.

A abordagem EMDR permite o reprocessamento de lembranças dolorosas através da integração do conteúdo neuroquímico nos hemisférios cerebrais. O processo terapêutico é desenvolvido com a utilização de procedimentos e de protocolos, de maneira criteriosa, segura e eficaz, possibilitando que as situações vividas, e armazenadas no cérebro de maneira disfuncional, sejam reprocessadas, ressignificadas e rearmazenadas adaptativamente, de modo a que não sejam mais perturbadoras no presente.

A psicoterapia EMDR é comprovada cientificamente e validada para tratar consequências do transtorno de stresse pós-traumático (TEPT), traumas, fobias, síndrome do pânico, ansiedade, depressão, dor crônica, doenças autoimunes, entre outros. A sua eficácia e embasamento científico, é reconhecida e aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, de acordo com a Resolução do CFP nº13, de 15 de junho de 2022, cumpre todos os requisitos de uma abordagem psicoterapêutica.

A terapia Brainspotting:

É uma ferramenta de diagnóstico e tratamento simultaneamente, descoberta em 2003 por David Grand, Ph.D.
O Brainspotting (BSP) é utilizado no processo terapêutico para tratar sintomas que estão tipicamente fora do alcance da mente consciente e da sua capacidade cognitiva e de linguagem, promovendo uma mudança fisiológica e influências psicológicos.
O Brainspotting é uma psicoterapia neurobiológica que fornece ao terapeuta uma ferramenta para apoiar o paciente de modo a localizar, focalizar, processar e libertar fontes neurofisiológicas de dor física/emocional, dissociações e uma infinidade de sintomas desafiadores.
O BSP trabalha com o cérebro profundo (subcortical) e com as sensações físicas e emocionas, através do acesso direto ao sistema límbico e autônomo, por meio de “pontos neuropsicológicos no cérebro”.

A Psicologia Clínica é recomendada:

  • Na baixa auto-estima;
  • No stress crónico;
  • A controlar o peso;
  • Na ansiedade e fobias;
  • Na depressão;
  • No luto;
  • Ajuda a quebrar hábitos indesejados (como deixar de fumar e transtorno compulsão alimentar);
  • Ajuda na Insónia;
  • Controla Onicofagia (hábito de roer unhas);
  • Adições;
  • Intervém no alívio da dor;
  • E muitas outras queixas.

Barras Access “Consciousness”:

É uma terapia corporal que, através de toques suaves em 32 pontos da cabeça, proporciona uma mudança dinâmica em cada área da sua vida, permitindo que você e o seu corpo comecem a desprender-se de pensamentos, lembranças traumáticas, ideias fixas, emoções não saudáveis, atitudes grosseiras, condicionamentos e crenças limitantes, que tenham sido registados sobre quaisquer fatos ou experiências ao longo da sua vida.
A terapia das Barras de Access é como apertar a tecla “delete” do computador e apagar condicionamentos, que não nos servem mais, gerando assim mais espaço disponível para receber e criar novas experiências.
As Barras de Access têm ajudado milhares de pessoas a mudar muitos aspetos desconfortáveis das suas vidas, incluindo; o sono, saúde, peso, dinheiro, sexo, relacionamentos, ansiedade, depressão, stress, entre outros.
As Barras de Access ensinam o seu corpo a receber e perceber as infinitas possibilidades de viver a vida com facilidade, alegria e glória.

A quem se aplicam, com grande capacidade de apoio?

♥ Idosos, na estimulação cognitiva, psicoterapia, avaliação neuropsicológica

♥ Pessoas em/com processos de perdas, luto

♥ Pessoas com necessidade de apoio psicológico em situações de emergências e desastres

♥ Mulheres com depressão pôs-parto

♥ Grupos de suporte a cuidadores formais/informais

♥ Intervenção psicoterapêutica ao domicílio

♥ Hipnoterapia para grupos ou individual, criação de ferramentas emocionais para lidar com dias difíceis

O corpo fala, o que a boca não é capaz de falar…
Agende hoje a sua consulta, o pedido de ajuda não deve ficar para amanhã.

Consultas destinadas a crianças, adolescentes e adultos T 234 422 079 | TLM 932 483 581 | modelin@modelinclinic.com 


Dra. Anabela Fernandes | Psicóloga

Marque já a sua consulta de avaliação

REALIZAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO QUE PERCORRE TODAS AS ÁREAS ENVOLVIDAS NAS DISFUNÇÕES ESTÉTICAS;

ANÁLISE AO RESULTADO DA AVALIAÇÃO;

PLANEAMENTO DO PROGRAMA OU TRATAMENTO;

    Clicar -> (obrigatório) Tomei conhecimento e aceito que os meus dados sejam utilizados para fins de marcação de consulta de avaliação e para o envio de informação adicional acordada entre mim e a Model in.

    Obtenha mais informação sobre a nossa politica de privacidade aqui.