DOENÇA VENOSA CRÓNICA – VARIZES

DOENÇA VENOSA CRÓNICA (VARIZES)

A insuficiência Venosa Crónica é uma condição limitante que afeta o sistema venoso dos membros inferiores, caracterizada pela presença de hipertensão venosa e associada a inúmeras alterações estruturais e funcionais que vão muito além da presença das inestéticas veias varicosas (também vulgarmente conhecidas por varizes). A hipertensão venosa nas extremidades ocorre quando o retorno do sangue da circulação dos membros inferiores ao coração fica comprometido.

Atualmente sabe-se que, nesta patologia, a qualidade de vida e a capacidade funcional estão afetadas e fortemente associadas a uma importante disfunção: a da bomba muscular dos membros inferiores, sobretudo quando associado a diminuição das amplitudes de movimento e da força de alguns músculos dos membros inferiores.

Sintomas mais comuns:

• Sensação de peso e/ou calor;
    • Cansaço;
    • Cãibras, prurido ou irritação da pele;
    • Congestionamento, dor e parestesias ao nível dos membros inferiores

Tratamentos adequados da DVC (ou varizes):

O tratamento da DVC ou varizes inclui técnicas invasivas e não invasivas. No entanto, são as não invasivas que  se aplicam principalmente na redução de sintomas e prevenção de complicações da DVC.

É aconselhável que antes de se submeter a um tratamento invasivo – cirurgia, faça uma avaliação junto do nosso fisioterapeuta.

O tratamento com o fisioterapeuta Filipe Abrantes inclui:

• Educação a fim de prevenir o aparecimento e a progressão da condição;
  • Drenagem linfática manual, especializada na DVC;
  • Exercícios terapêuticos focados na força e amplitude de movimento;
  • Métodos compressivos, incluindo meias de contenção/compressão elástica, de acordo com o seu perfil;
  • Intervenção sobre outras condições musculares e esqueléticas associadas.

Marque uma consulta com o Fisioterapeuta para rp@modelinclinic.com ou tlf: 234 422 079

fisioterapeuta Filipe Abrantes